Perguntas frequentes2020-02-18T16:18:09+00:00
As minhas respostas são confidenciais?2020-04-08T12:59:51+00:00

Sim.

A Netsonda garante a protecção da informação pessoal de todos os membros e está empenhada em garantir o escrupuloso cumprimento dos direitos dos titulares de dados pessoais e das obrigações legais de tratamento de dados impostos pelo Regulamento (EU) n.º 2016/679, de 27 de Abril de 2016, tendo implementado um conjunto de procedimentos internos tendentes a monitorizar e garantir aqueles cumprimentos.

A Netsonda tem a base de dados do seu painel registada na Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona junto da Assembleia República. Esta entidade tem como atribuição genérica controlar e fiscalizar o processamento de dados pessoais, em rigoroso respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades e garantias consagradas na Constituição e na lei.

Nos Termos e Condições da Netsonda poderá encontrar todas as informações relativas a este tema.

As recompensas em dinheiro estão sujeitas a impostos?2020-04-08T11:32:29+00:00

Todas as transferências realizadas pela Netsonda terão de ser enquadradas legalmente. Desta forma, as soluções de recompensa em dinheiro que dispomos são:

  1. Emissão de Factura-Recibo: Necessita de actividade aberta nas finanças. Ao valor base acresce IVA e outras taxas em vigor, caso seja aplicável.
  2. Emissão de Factura-Recibo de Acto Isolado: Não necessita de ter actividade aberta nas finanças (sujeito a IVA e pode estar sujeito a retenção na fonte à taxa de 25% – artigo 101, nº1 do CIRS)

Em alternativa, poderá trocar o seu saldo por um Voucher de Experiências Odisseias ou por um cartão-presente Dá.

Com que instituições de Solidariedade Social colabora a Netsonda?2020-04-08T10:55:18+00:00

A Netsonda colabora actualmente com várias instituições de solidariedade social como o Banco Alimentar contra a Fome, a Associação Acreditar, a UNICEF, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Salvador, a Make A Wish Portugal e a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Como altero os meus dados pessoais na conta pessoal?2020-07-10T13:41:33+00:00

Depois de fazer login na sua conta pessoal, encontrará no separador Perfil um conjunto de tópicos relacionados com os seus dados pessoais que poderá alterar sempre que pretenda.

Como me posso inscrever na Comunidade Netsonda?2020-07-10T13:48:57+00:00

Para se inscrever na Comunidade Netsonda  terá de seguir quatro passos simples:

  • Preencher o formulário de adesão com Género, Email, Palavra Passe, Data de Nascimento e Código Postal da sua residência (bastam os 4 primeiros dígitos).
  • Aceitar os “Termos e Condições”
  • De seguida receberá um email onde deverá confirmar o seu registo (“duplo opt in”).
  • Depois de completar estes passos estará apto a participar nos nossos estudos, bastando para isso aguardar os nossos emails de convocação.
Como posso converter os meus pontos em recompensas?2020-07-10T14:52:07+00:00

Ao atingir o montante de €25/ 250 pontos, o  valor de resgaste, o participante poderá converter o saldo existente na sua conta em recompensas, caso tenha mais de €25/ 250 pontos o restante saldo continuará disponível na sua conta.

O facto de existir um valor para resgate do montante da sua conta pessoal deve-se aos custos administrativos e logísticos envolvidos no processo e que a Netsonda tem de suportar.

Os métodos disponíveis para receber as suas recompensas são:

Vouchers Experiências Odisseias:
O valor da recompensa representa a totalidade do seu pedido, sem acréscimo de qualquer imposto. Estes vouchers dão-lhe acesso a centenas de experiências em todo o país, que poderá escolher no site da Odisseias, após a recepção do voucher que lhe enviaremos por e-mail.

Cartões Dá:
Estes cartões são válidos em mais de 1000 lojas em Portugal (Continente, Worten, SportZone, Well’s, entre outras).

Ao valor da recompensa a receber, caso já possua um Cartão Dá,  será descontado um valor de  €2,50 por despesas administrativas.

Caso não tenha um Cartão Dá para ser carregado pelos serviços da Netsonda, procederemos ao envio de um novo cartão para a morada que nos indicar, sendo nesse caso será cobrado um valor de €5 de despesas administrativas, de emissão e portes de envio.

A Netsonda não se responsabiliza por eventual perda ou furto do cartão, sendo que aconselha o registo do mesmo no site dos Cartões Dá, ficando assim com a garantia de que se perder o cartão sem o utilizar é possível pedir uma segunda via com o valor disponível no mesmo.

Transferência bancária:
Todas as transferências realizadas pela Netsonda terão de ser enquadradas legalmente. Desta forma, as soluções de recompensa em dinheiro que dispomos são:

Emissão de Factura-Recibo: Necessita de actividade aberta nas finanças. Ao valor base acresce IVA e outras taxas em vigor, caso seja aplicável.

Emissão de Factura-Recibo de Acto Isolado: Não necessita de ter actividade aberta nas finanças (sujeito a IVA e pode estar sujeito a retenção na fonte à taxa de 25% – artigo 101, nº1 do CIRS)

O número de identificação fiscal (NIF) da Netsonda é o 504 990 357 para emissão de recibo. Todos os recibos deverão ser emitidos no mesmo mês em que solicita a recompensa e enviados por email, sob pena do mesmo ser considerado sem efeito.

Atenção: Todos os pedidos de conversão dos pontos em recompensas que derem entrada no formulário de conversão até ao último dia do mês serão formalizados até ao final do mês seguinte (exemplo: Pedido até dia 31 de Janeiro, formalizado até ao final de Fevereiro).

Todos os pedidos de convesão efectuados entre o mês de Julho e Agosto serão realizados em Setembro.

Como posso doar os meus ganhos a Instituições de Solidariedade?2020-04-28T13:58:46+00:00

Quando tiver o valor mínimo de resgate acumulado, envie um email para geral@netsonda.pt a solicitar o formulário de pagamento e escolha a IPSS a quem quer fazer a doação. A partir desse momento o seu dinheiro fica reservado exclusivamente para essa doação.

Nota: O saldo não será imediatamente transferido para as instituições pois o acordo com as mesmas define um valor acumulado para o pagamento à instituição. No entanto, na sua conta pessoal o valor fica reservado e não será utilizado para qualquer outro fim.

Assim que o valor for efectivamente doado a Netsonda enviar-lhe-á um email a agradecer a doação.

Como posso doar os meus ganhos a Instituições de Solidariedade?2020-07-10T13:55:21+00:00

Quando tiver o valor resgate acumulado (€25/ 250 pontos), poderá solicitar a doação aquando do pedido de resgate do saldo na sua Conta Pessoal e escolher a IPSS a quem quer fazer a doação. A partir desse momento o valor fica reservado exclusivamente para essa doação.

Nota: O saldo não será imediatamente transferido para as instituições, pois o acordo com as mesmas define um valor acumulado para o pagamento à instituição. No entanto, o valor fica reservado e não será utilizado para qualquer outro fim.

Assim que o valor for efectivamente doado a Netsonda enviar-lhe-á um email a agradecer a doação.

Como posso ganhar prémios?2020-07-10T17:32:55+00:00

Participando nos inquéritos online, onde recebe por cada participação na Comunidade Netsonda.

Todos os meses a Netsonda sorteia prémios pelos membros da Comunidade Netsonda que tenham respondido nos últimos 12 meses a pelo menos um inquérito. Cada inquérito funciona como um Bilhete Netsonda, mesmo que ao responder o membro tenha sido considerado fora do perfil (Sem Perfil”, “Quota Preenchida”).
Assim, quantos mais inquéritos cada membro responder, mais Bilhetes Netsonda entram em seu nome para o sorteio, aumentando as suas hipóteses de ganhar.

A lista de vencedores é divulgada mensalmente por email, no nosso site e nas redes sociais Facebook  e Twitter.

Os vencedores deverão contactar a Netsonda para receberem os seus prémios em casa, tendo um mês sobre a data do sorteio para o fazer.

Em caso de ruptura de stock, será atribuído um prémio semelhante ou de igual valor.

Veja alguns dos prémios que já foram atribuídos à Comunidade Netsonda no nosso site e na nossa página do Facebook.

Como posso identificar os emails enviados pela Netsonda?2020-04-08T12:59:26+00:00

Os estudos provenientes da Comunidade Netsonda terão como remetente o email geral@netsonda.pt.

Para garantir que recebe sempre os emails da Netsonda verifique regularmente a sua caixa de spam ou adicione o email geral@netsonda.pt aos seus contactos ou lista segura.

Como sou avisado de que tenho um estudo para participar?2020-04-08T10:57:01+00:00

Quando for convocado para responder a um estudo, será avisado por dois meios:

  1. A Netsonda enviar-lhe-á um email indicando a duração do questionário e os pontos que pode ganhar com a sua participação.
    Os estudos provenientes do painel nacional terão como remetente o email geral@netsonda.pt. Para garantir que recebe sempre os emails da Netsonda verifique regularmente a sua caixa de spam ou adicione o email geral@netsonda.pt aos seus contactos ou lista segura.
  2. A Netsonda também disponibilizará o link para o inquérito através da aplicação OpinionApp (disponível para iOS e Android), onde indica a duração do questionário e os pontos que pode ganhar com a sua participação.
Como utilizo a minha conta pessoal?2020-07-10T13:44:39+00:00

Depois de fazer login na sua conta pessoal, terá acesso a três separadores:

  1. Perfil – onde encontrará um conjunto de tópicos relacionados com os seus dados pessoais, os quais poderá sempre alterar. Também poderá encontrar uma série de perguntas de perfil, a sua resposta a estas perguntas poderá aumentar a probabilidade de vir a ser convocado para um estudo.
  2. Inquéritos – onde encontrará os inquéritos para os quais está convocado e ainda não respondeu e o histórico de inquéritos que respondeu.
  3. Recompensas – onde encontrará o seu Saldo. Ao atingir o montante €25,00/ 25.000 pontos, aparecerá neste separador a hipótese de converter os seus pontos em recompensas.
Em quantos inquéritos vou participar?2020-07-10T13:47:51+00:00

O número de convites que os membros recebem para participar em inquéritos depende sempre do seu perfil. No separador Perfil da sua Conta Pessoal, poderá actualizar, corrigir ou alterar os seus dados pessoais o que aumenta as hipóteses de ser elegível para os nossos estudos.

A Netsonda declina qualquer responsabilidade pelo número de convites que cada membro recebe, embora assuma que exista um esforço para que a escolha seja feita com respeito à regra equitativa.

O que acontece se deixar de aceder à minha conta durante um ano?2020-04-07T21:26:59+00:00

A Netsonda reserva-se ao direito de anular o saldo das contas dos membros inactivos, entenda-se como membros que tendo as suas contas com o Estado Activo, não acedem, não actualizam dados, ou sendo convidados para responder a inquéritos não o fazem durante períodos superiores a um ano.

O que devo fazer se encontrar um problema ao participar num inquérito?2020-04-08T10:58:11+00:00

Caso encontre alguma dificuldade no preenchimento de algum inquérito da Netsonda, contacte-nos através dos nossos contactos, indicando o erro e o número do inquérito para que possamos ajudar.

O que se entende por Conta Pessoal?2020-07-10T13:47:12+00:00

A conta pessoal  é o espaço do site atribuído a cada membro da Comunidade Netsonda, onde este poderá consultar informações como inquéritos a que foi convidado a responder e consultar os pontos que já acumulou. Aqui pode ainda consultar, alterar ou actualizar os dados pessoais com os quais se inscreveu na Comunidade Netsonda.

A entrada na conta pessoal depende da colocação correcta dos dados de acesso (email e palavra-passe).

Para recuperar a sua palavra-passe deverá clicar em “Esqueceu-se da sua palavra-passe?” na página de login da sua conta pessoal.

Caso continue com dificuldades para solicitar uma nova palavra-passe, contacte-nos através dos nossos contactos.

O que significa a expressão “Sem Perfil”, “Quota Preenchida”, ou “Desqualificado”?2020-07-10T14:06:31+00:00

Cada uma destas expressões refere-se a uma situação distinta. Assim:

“Sem Perfil” – Apesar de ser convidado para participar num inquérito, o seu perfil poderá não se enquadrar no contexto do mesmo, pelo que este terminará mais cedo.

“Quota Preenchida” – Para cada inquérito, é estipulado um determinado número de respostas para cada tipo de perfil, criando assim quotas dentro da amostra total de um estudo com o objectivo de garantir a representatividade. Quando cada uma das quotas desejadas é preenchida, o sistema bloqueia a entrada de mais respostas provenientes de pessoas com o perfil dessa quota, para garantir o equilíbrio da amostra final.

“Desqualificado” – Em todos os inquéritos, a Netsonda renova com os seus membros o compromisso de estes responderem da forma honesta e ponderada pela qual se pauta toda a actividade da Netsonda. Quando o membro da Netsonda responde “Não” nesta pergunta, o inquérito termina imediatamente, sendo o membro em questão objecto de desqualificação do estudo e respectiva recompensa. A prossecução deste incumprimento pode resultar na anulação da conta na Comunidade Netsonda.

 

Lembramos ainda que, todos os meses, a Netsonda sorteia prémios pelos membros da Comunidade Netsonda que tenham respondido nos últimos 12 meses a pelo menos um inquérito. Cada inquérito funciona como um Bilhete Netsonda, mesmo que ao responder o membro tenha sido considerado fora do perfil (Sem Perfil”, “Quota Preenchida”).

Assim, quantos mais inquéritos cada membro responder, mais Bilhetes Netsonda entram em seu nome para o sorteio, aumentando as suas hipóteses de ganhar.

A lista de vencedores é divulgada mensalmente por email, no nosso site e nas redes sociais Facebook  e Twitter.

Os vencedores deverão contactar a Netsonda para receberem os seus prémios em casa, tendo um mês sobre a data do sorteio para o fazer.

Em caso de ruptura de stock, será atribuído um prémio semelhante ou de igual valor.

Veja alguns dos prémios que já foram atribuídos à Comunidade Netsonda no nosso site e na nossa página do Facebook.

Perdi a palavra-passe, como posso pedir uma nova?2020-04-07T21:27:46+00:00

Para recuperar a sua palavra-passe deverá clicar em “Esqueceu-se da sua palavra-passe?” na página de login da sua conta pessoal.

Caso continue com dificuldades para solicitar uma nova palavra-passe, contacte-nos através dos nossos contactos.

Porque é que a minha conta foi cancelada?2020-04-07T21:28:19+00:00

Cada membro, ao inscrever-se, assume o compromisso de fornecer respostas racionais e honestas em todos os inquéritos respondidos. O não cumprimento destes termos pode levar à suspensão ou cancelamento da conta dos membros por parte da Netsonda. Sendo um processo automático a Netsonda poderá não avisar o membro desta suspensão ou cancelamento de conta.

Por outro lado, em todos os inquéritos a Netsonda renova com os seus membros o compromisso de estes responderem de forma honesta e ponderada, pelo qual se pauta toda a actividade da Netsonda. Quando o membro da Netsonda responde “Não” nesta pergunta, o inquérito termina imediatamente, sendo o membro em questão objecto de desqualificação do estudo e respectivo incentivo. A reiteração deste incumprimento pode resultar na eventual anulação da conta na Comunidade Netsonda. A expressão “Desqualificado” à frente do nome do inquérito na sua conta pessoal serve exactamente para justificar esta situação.

Caso indique alguma resposta incoerente nos inquéritos da Netsonda poderá também ser contactado no âmbito da nossa política de qualidade. Ao assumir o compromisso inicial em cada um dos seus inquéritos, responsabiliza-se em dar respostas verdadeiras e de acordo com o seu perfil. Assim sendo, mantenha sempre o seu perfil actualizado para evitar entrar em situação incoerente, que poderá levar ao cancelamento da conta na Comunidade Netsonda.

A Netsonda reserva-se ao direito de excluir as pessoas que fizerem uso fraudulento dos nossos serviços.

Porque é que o inquérito que me enviaram aparece como encerrado?2020-04-08T11:00:40+00:00

A recolha dos dados obedece a diversos critérios como o tempo de recolha das respostas e o número de respostas desejadas.

Depois de atingidos estes critérios, o inquérito é fechado e os dados passam para a fase de tratamento.

Posso anular a minha conta quando quiser?2020-07-10T13:51:14+00:00

Sim, se pretender encerrar definitivamente a sua conta, poderá fazê-lo na sua conta pessoal.

Posso registar-me mais de uma vez?2020-07-10T13:51:43+00:00

Não, cada pessoa poderá apenas ter uma conta pessoal.

A Netsonda reserva-se ao direito de excluir as pessoas que fizerem uso fraudulento dos nossos serviços.

Qual é o valor mínimo para poder converter as recompensas dos inquéritos?2020-07-10T14:09:44+00:00

O valor para poder converter os seus pontos em recompensas é de €25/ 250 pontos. Esta razão deve-se aos custos administrativos e logísticos envolvidos no processo de pagamento que a Netsonda tem de suportar.

Para todos os membros da Comunidade Netsonda  que já fizeram o pedido e o repetem porque atingiram novamente o limite, aplica-se a base de €25/ 250 pontos mínimos para receber.

Quando encerro a conta, recebo o valor acumulado?2020-07-10T14:10:48+00:00

Ao anular a sua conta, pode apenas receber o valor acumulado dos incentivos de participação se este for igual ou superior a €25/ 250 pontos.

Quando não estou convocado para nenhum inquérito posso ganhar alguma recompensa?2020-07-10T13:56:21+00:00

Todos os meses a Netsonda sorteia prémios pelos membros da Comunidade Netsonda que tenham respondido nos últimos 12 meses a pelo menos um inquérito. Cada inquérito funciona como um Bilhete Netsonda, mesmo que ao responder o membro tenha sido considerado fora do perfil (Sem Perfil”, “Quota Preenchida”).

Assim, quantos mais inquéritos cada membro responder, mais Bilhetes Netsonda entram em seu nome para o sorteio, aumentando as suas hipóteses de ganhar.

A lista de vencedores é divulgada mensalmente por email, no nosso site e nas redes sociais Facebook  e Twitter.

Os vencedores deverão contactar a Netsonda para receberem os seus prémios em casa, tendo um mês sobre a data do sorteio para o fazer.

Em caso de ruptura de stock, será atribuído um prémio semelhante ou de igual valor.

Veja alguns dos prémios que já foram atribuídos à Comunidade Netsonda no nosso site e na nossa página do Facebook.

Quando não estou convocado para nenhum inquérito, posso continuar a acumular pontos?2020-07-10T14:12:53+00:00

Se não responder a inquéritos disponíveis na sua conta pessoal, não é possível acumular pontos. No entanto, todos os meses a Netsonda sorteia prémios pelos membros da Comunidade Netsonda que tenham respondido nos últimos 12 meses a pelo menos um inquérito. Cada inquérito funciona como um Bilhete Netsonda, mesmo que ao responder o membro tenha sido considerado fora do perfil (Sem Perfil”, “Quota Preenchida”).

Assim, quantos mais inquéritos cada membro responder, mais Bilhetes Netsonda entram em seu nome para o sorteio, aumentando as suas hipóteses de ganhar.

A lista de vencedores é divulgada mensalmente por email, no nosso site e nas redes sociais Facebook  e Twitter.

Os vencedores deverão contactar a Netsonda para receberem os seus prémios em casa, tendo um mês sobre a data do sorteio para o fazer.

Em caso de ruptura de stock, será atribuído um prémio semelhante ou de igual valor.

Veja alguns dos prémios que já foram atribuídos à Comunidade Netsonda no nosso site e na nossa página do Facebook.

Quanto valem os pontos?2020-07-10T14:11:45+00:00

Tenha em conta que 250 pontos são convertidos em €25 em recompensas (10 pontos = 1€ em recompensas).

Quantos pontos posso acumular por cada inquérito?2020-04-08T11:35:28+00:00

A Netsonda enviará convites aos inscritos para participar em inquéritos e pela resposta a cada inquérito receberá na sua conta pessoal uma recompensa no valor que vier indicado no convite.

Sempre que houver um convite para participar num inquérito, estará indicado os pontos que pode acumular com a resposta ao inquérito.

No caso dos inquéritos para pré-qualificação, a participação é facultativa e pela resposta aos mesmos não será concedido qualquer recompensa.

Se residir no estrangeiro posso aderir ao serviço?2020-01-28T15:37:26+00:00

De momento o painel nacional está acessível apenas a pessoas residentes em Portugal. No entanto, a Netsonda também está presente em Espanha.

Sou menor de idade posso inscrever-me na Netsonda?2020-04-08T11:22:48+00:00

Sim, a idade mínima para se poder participar nos inquéritos da Comunidade Netsonda é de 16 anos.

Sou obrigado a participar em todos os inquéritos para que sou convocado?2020-01-28T15:40:30+00:00

Não, cada membro responde apenas aos inquéritos que desejar.