14 de Novembro, 2022

Metade dos Portugueses quer reduzir gastos na época de Natal

Estudo revela impacto da inflação nas celebrações de Natal

A Netsonda realizou um estudo sobre as “Compras de Natal dos portugueses”, junto de uma amostra de 1000 inquiridos representativos da população portuguesa entre os 18 e os 65 anos. Este estudo tem como objetivo compreender o impacto da subida de preços registada atualmente em Portugal, nos hábitos de compras e gastos dos portugueses no período do Natal.

3 em cada 4 já começaram as compras de Natal ou pretendem fazê-las durante o mês de novembro, sendo que 14% considera iniciar estas compras durante a Black Friday. Apenas 24% quer fazer estas compras mais perto da data Natalícia, deixando-as para o mês de dezembro.

A intenção de reduzir custos durante a época festiva é mais expressiva junto de quem tem filhos, crédito habitação, rendimentos até aos 1.600€ líquidos por agregado familiar ou é responsável por pagar contas de eletricidade, gás e água. Os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).

A grande maioria dos portugueses reconhece que a subida dos preços registada em Portugal é um fator que vai influenciar o número de presentes que vai comprar e o dinheiro que vai gastar nos mesmos. Ao comparar com o ano passado, 29% pretende efetivamente reduzir o número de presentes que vai oferecer e 44% pretende gastar menos dinheiro nos mesmos.

Neste estudo da Netsonda, os inquiridos revelaram a intenção de comprar, em média, cerca de 9 presentes de Natal e gastar cerca de 217€ no total de presentes.

Escolher algo que a pessoa vai gostar muito, o preço e estar ou não em promoção são os principais fatores que vão influenciar a escolha dos presentes de Natal. Roupa ou acessórios é o tipo de presentes que os portugueses mais planeiam oferecer, seguido por livro e chocolates. No entanto, ao comparar com os presentes oferecidos no ano passado, este ano há menos pessoas com a intenção de oferecer perfumes e tecnologia (e.g., computadores, telemóveis, etc.).

Os presentes estarem à venda num sítio onde é cómodo comprar (loja próxima, online) é importante para 7 em cada 10 portugueses. 57% planeia comprar os presentes de Natal tanto em lojas físicas como online e apenas 34% quer fazer as compras de Natal exclusivamente em lojas físicas.

Mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. A subida dos juros do crédito habitação é também uma grande preocupação para 91% dos detentores deste tipo de crédito.

 

Ficha Técnica

  • Universo
    O universo deste estudo é constituído por indivíduos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.
  • Amostra e Modo de Selecção
    A amostra de estudo é constituída por 1000 entrevistas com a seguinte distribuição:

        • Sexo: Masculino – 47%; Feminino – 53%
        • Idade: 18-24 anos – 13%; 25-34 anos – 18%; 35-44 anos – 23%; 45-54 anos – 25%; 55-64 anos – 23%
        • Região: Grande Lisboa – 22%; Grande Porto – 13%;  Litoral Norte – 19%; Litoral Centro – 15%; Interior Norte – 20%; Sul – 11%;

    A selecção dos participantes foi efectuada aleatoriamente, com base no Painel Online de Consumidores da Netsonda, tendo sido efectuada através do método de quotas, tendo em consideração as variáveis: Sexo, Idade e Região.

    O erro de amostragem deste estudo de mercado, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3.10%.

  • Recolha da Informação
    As entrevistas foram recolhidas através do Sistema Computer-Assisted Web Interviewing (CAWI) com base num questionário estruturado constituído por perguntas fechadas e espontâneasA recolha da informação foi realizada entre os dias 27 de Outubro e 5 de Novembro de 2022, tendo o trabalho de recolha sido coordenado e supervisionado pelos responsáveis do estudo.