7 de Dezembro, 2022

9 Em cada 10 Portugueses já fizeram compras online

Estudo Netsonda revela mudanças de hábitos online

Esta é uma das conclusões do estudo da Netsonda “Impacto da pandemia no comportamento online” realizado em setembro de 2022. Este estudo tinha como objetivo compreender o impacto da pandemia Covid-19 nos hábitos de compra, entretenimento e comunicação online, assim como consumo de media dos portugueses.

A primeira conclusão deste estudo é que durante a pandemia houve uma normalização intergeracional das compras online que, após vários períodos de confinamento, continuam a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses. 91% dos portugueses já fez compras online e 51% faz habitualmente, destacando-se neste aspeto os Millennials (27-40 anos) e a Geração X (41-55 anos) que fazem este tipo de compras mais frequentemente. Metade dos inquiridos deste estudo referiram fazer agora mais compras online do que no período pré-pandemia (56% dos Millennials).

31% dos Millennials fazem compras online pelo menos 1 vez por semana

Quanto ao entretenimento, o estudo refere que 60% dos portugueses utilizam habitualmente serviços de streaming de vídeo, 40% recorrem a serviços streaming de música, 28% ouvem podcasts e 27% jogam jogos online. A Geração Z (18-26 anos) tende claramente a ser a geração que realiza com maior regularidade estas diferentes atividades de entretenimento online. Ouvir podcasts foi destas atividades a que registou um maior aumento de realização face ao pré-pandemia (45%), seguida pela utilização e serviços de streaming de vídeo (43%).

Ainda de acordo com este estudo, 9 em cada 10 portugueses navega regularmente nas redes sociais e 10% navega em apps de encontros (ex: Tinder). O Whatsapp, o Facebook e o Instagram (mais utilizado pelos mais novos) são as redes sociais mais utilizadas, mas foi o TikTok, que registou um maior aumento de utilização (54% dos inquiridos) face ao período pré-pandemia.

51% da Geração Z (18-26 anos) utiliza o TikTok

E quem não se lembra dos vídeos/ chamadas online para o trabalho, para a escola ou mesmo para ver a cara de amigos durante sucessivos confinamentos? De acordo com este estudo, esses foram hábitos que ainda estão presentes na vida dos portugueses. 50% faz chamadas/videos online para socializar, cerca de 1 em cada 3 faz ainda chamadas/reuniões online em contexto de trabalho e 11% (em setembro) ainda realiza chamadas/aulas online em contexto escolar. 69% dos inquiridos deste estudo faz agora mais chamadas/aulas online em contexto escolar e 65% faz agora mais chamadas/reuniões em contexto de trabalho do que no período pré-pandemia. As chamadas/vídeos online para socializar, que são as mais realizadas, aumentaram para 47% face a esse mesmo período.

A tendência de crescimento do online também se regista ao nível da utilização de media. A % de portugueses que lê jornais e revistas online (53%) é praticamente o dobro da que o faz em papel (28%), sendo que a escolha pelo papel é maior junto de um target mais velho (41 anos ou mais). Para além disso, enquanto cerca de 30% dos inquiridos referiu ler agora mais jornais/revistas online, apenas 16% referiu ler agora mais jornais/revistas em papel, sendo que 26% o fazem atualmente com menos regularidade.

Assim, este estudo da Netsonda conclui que uma das consequências da pandemia Covid-19 foi a disseminação do online em várias esferas da vida dos portugueses, como ao nível dos hábitos de compra, entretenimento, comunicação online e consumo de media.

 

Fonte: Barómetro Netsonda “Impacto da pandemia no comportamento online”

Metodologia: 1000 entrevistas online, junto da comunidade Netsonda

Target: Amostra representativa da população portuguesa dos 18 aos 64 anos