22 de Novembro, 2022
Black Friday 2022: Tendências em Portugal
Estudo Netsonda em parceria com a Worten sobre a Black Friday revela que 89% dos portugueses tenciona aproveitar a Black Friday deste ano
Seja para compras pessoais ou antecipar as compras de Natal, os portugueses continuam a aproveitar a campanha de Black Friday. Prova disso é o facto de 89% referir que tenciona comprar neste período promocional, planeando gastar, em média este ano, cerca de 326€ (um valor semelhante a 2021).
Estes dados são de um estudo realizado pela Netsonda em parceria com a Worten, no final de Setembro, que mostram que os portugueses tencionam comprar na Black Friday, sendo que mais de metade (51%) refere que o fará tanto online como nas lojas físicas. O canal online, por si só, passa a merecer a preferência de 24% dos consumidores e em loja 14%, mais 3pp e 1pp em relação ao ano passado, respectivamente.
Apesar do valor médio que os portugueses tencionam gastar estar em linha com o do ano passado, há um aumento significativo na percentagem de indivíduos que referem que vão gastar menos comparativamente com o ano passado (41%). São os mais velhos que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura, por outro lado são os mais novos que esperam gastar mais.
A tecnologia lidera, com 51% as intenções de compra. Seguem-se moda/acessórios (47%), eletrodomésticos (36%) e perfumes/cosméticos (27%). Na quinta posição, com 26%, surgem os livros. As compras para o próprio destacam-se nas intenções para este ano, com 86%. As compras para o companheiro/a estão na segunda posição, embora com uma quebra de 6 pp em relaçao a 2021. Filhos e família alargada surgem nas duas posições seguintes.
As campanhas mais recordadas sobre a Black Friday são as das Worten, que na soma do top of mind e de outras referências espontâneas totaliza 81%. Na segunda posição surge a Fnac (com 45%) e na terceira a Rádio Popular (com 30%). A loja de roupa mais recordada é a Zara (com 12%) e a Amazon surge na sétima posição (6%).