4 de Novembro, 2020
Black Friday 2020: Tendências em Portugal
Estudo Netsonda em parceria com a Worten sobre a Black Friday
O estudo demonstra que apesar do contexto da pandemia de COVID-19, os consumidores portugueses ainda mantêm a intenção de aproveitar as campanhas de descontos da Black Friday, marcada para 27 de novembro, no entanto, com uma maior afluência aos canais online.
84% dos inquiridos mantêm a expectativa de poder aproveitar as campanhas promocionais da Black Friday e, em média, cada consumidor planeia gastar 321,61 euros.
Os dados recolhidos no final de setembro, detalham que 36% dos consumidores tencionam fazer as suas compras usando apenas as plataformas digitais.
“O contexto da pandemia acelerou muitíssimo o consumo online, quebrando barreiras nos hábitos de compra de milhares de portugueses. Acreditamos que essa tendência veio para ficar e prova disso é o facto de, durante a próxima Black Friday, quase 40% dos portugueses admitir comprar exclusivamente online”, afirma Inês Drummond Borges, Diretora de Marketing da Worten.
O valor representa um crescimento de 22% em relação a 2019, altura em que apenas 14% dos consumidores manifestava a mesma intenção. Por outro lado, a intenção de compra apenas em loja situou-se nos 12%, simbolizando uma descida de 11% em relação ao ano passado.
Apesar da incerteza generalizada face à pandemia de COVID-19, 84% dos inquiridos mantém a expectativa de poder aproveitar as campanhas promocionais da Black Friday e, em média, cada consumidor planeia gastar 321,61 euros, um aumento de 17 euros em relação a 2019.
Os dados dão a conhecer que 87% dos inquiridos admitem comprar para eles próprios. Já 50% dos consumidores manifestam uma intenção de comprar novos produtos para os seus companheiros e 39% tencionam fazer compras para os filhos. À semelhança do ano anterior, os homens continuam a ser os que tencionam gastar mais em compras na Black Friday.
Neste ano, o top de produtos mais cobiçados continua a ser liderado pelos tecnológicos, com 55%, sendo uma opção procurada por 62% do público masculino. Seguem-se os produtos de moda e acessórios, procurados por 61% do público feminino, com 49%. No terceiro lugar surgem os eletrodomésticos, com 36%.