inteligencia artificial e humanos

21 de Julho, 2023

Estudo Netsonda mostra portugueses curiosos e abertos à inteligência artificial

Lisboa, 20 de Julho de 2023 – A Netsonda realizou um estudo online com 1000 portugueses dos 18 aos 64 anos para caracterizar a utilização de serviços de inteligência artificial em Portugal.

A inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais relevante no nosso quotidiano. O lançamento do ChatGPT no mercado gerou uma maior notoriedade deste tipo de serviços e curiosidade entre muitos. Mas é este um serviço de que apenas se fala, ou estão os portugueses já a utilizá-lo?

4 em cada 10 portugueses com acesso à internet já experimentou algum serviço de inteligência artificial

A utilização deste tipo de serviços é bastante diferente entre gerações. A geração mais nova, a Geração Z (18-27 anos), é a que tem a experimentação e frequência de utilização mais elevada deste tipo de serviços: 72% dizem já ter experimentado e 33% utiliza-os pelo menos uma vez por semana. Estes valores contrastam com os das restantes gerações, com a experimentação dos Millennials (28-41 anos) a atingir os 48%, da Geração X (42-56 anos) os 33% e dos Baby Boomers (57-64 anos) apenas 28%.

O tipo de utilização que é feita é também diferente para a Geração Z. Enquanto as restantes gerações utilizam os serviços de IA principalmente para lazer, a utilização de inteligência artificial faz parte da vida da Geração Z, sendo que estes indivíduos recorrem a este tipo de serviços sobretudo para trabalho ou fazem uma utilização mista entre trabalho e lazer.

66% acredita que pode poupar muitas horas de pesquisa sobre vários temas com estes serviços

Para além disso, mais de metade da amostra neste estudo da Netsonda, concorda que os serviços de inteligência artificial (ex, ChatGPT) nunca vão substituir a criatividade do ser humano, são uma ferramenta que ajuda as pessoas a serem mais eficientes, facilitam o dia-a-dia das pessoas e são fáceis de utilizar.

1 em cada 5 acham que estes serviços vão levar à extinção do ser humano

Por outro lado, há ainda várias perceções negativas quanto a este tipo de serviços. Para metade da amostra estes serviços de IA “Dão-me receio porque podem substituir muitas funções do ser humano” e “Levam as pessoas a tomar a decisão mais rápida, que nem sempre é a mais correta”. Para além disso, 32% acredita que “Dão informação tendenciosa e politizada” e 31% dizem não poder confiar na sua informação. 19% acreditam mesmo que estes vão levar à extinção do ser humano e apenas 54% discorda com esta afirmação

Geração Z tem hábitos de utilização e perceções diferentes das outras gerações

As atitudes da Geração Z quanto a este tipo de serviços também são diferentes. Quanto à utilização, são os que mais acreditam que estes são uma ferramenta que ajuda as pessoas a serem mais eficientes, que facilitam o dia-a-dia, que são fáceis de utilizar e podem poupar muitas horas de pesquisa. No entanto, esta geração também está consciente das suas limitações. Mais de metade concorda que podem levar a tomar decisões menos corretas e que podem vir a substituir funções do ser humano, enquanto que 1/3 acredita que podem dar informações tendenciosas e politizadas.

Assim, o estudo da Netsonda conclui que a maioria dos portugueses com acesso à internet tem atitudes positivas quanto aos serviços de IA, percebendo o seu potencial, mas há ainda bastante receio quanto ao impacto negativo que estas ferramentas podem vir a ter.

Fonte: Barómetro Netsonda “Serviços de Inteligência Artificial em Portugal”

Ficha Técnica

Universo
O universo deste estudo é constituído por indivíduos com acesso à internet de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.

Amostra e Modo de Selecção
A amostra de estudo é constituída por 1000 entrevistas com a seguinte distribuição:

  • Sexo: Masculino – 51%; Feminino – 49%
  • Idade: 18-24 anos – 13%; 25-34 anos – 18%; 35-44 anos – 22%; 45-54 anos – 25%; 55-64 anos – 22%
  • Gerações: Geração Z (18-27 anos – 18%); Millennials (28-41 anos – 28%); Geração X (42-56 anos – 39%); Baby Boomers (57-64 anos – 15%)
  • Região: Grande Lisboa – 23%; Grande Porto – 12%; Litoral Norte – 19%; Litoral Centro – 16%; Interior Norte – 19%; Sul – 11%.

A seleção dos participantes foi efetuada aleatoriamente, com base no Painel Online de Consumidores da Netsonda, tendo sido efetuada através do método de quotas, tendo em consideração as variáveis: Sexo, Idade e Região.

O erro de amostragem deste estudo de mercado, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3.10%.

Recolha da Informação
As entrevistas foram recolhidas através do Sistema Computer-Assisted Web Interviewing (CAWI) com base num questionário estruturado constituído por perguntas fechadas e espontâneas. A recolha da informação foi realizada entre os dias 25 de Maio e 1 de Junho de 2023, tendo o trabalho de recolha sido coordenado e supervisionado pelos responsáveis do estudo.