7 de Fevereiro, 2022

‘Online’ ganha força nas compras de supermercado

Estudo identifica diferenças entre os hábitos de compras de supermercado/hipermercado nas lojas físicas e online, desde os gastos e tempo dedicado, ao grau de satisfação com a compra até aos principais produtos adquiridos.

Um estudo Netsonda – 360hyper, foi realizado a partir de uma amostra de 400 respostas a um inquérito online, junto de residentes de Portugal Continental com idades entre os 25 e os 54 anos, responsáveis ou corresponsáveis pelas compras do lar.

Os portugueses dedicam, em média, 3,7 dias por ano às compras de supermercado em estabelecimentos físicos, enquanto no online o tempo passado a reabastecer a despensa é, em média, 2,4 dias.

Quanto ao planeamento, 84% dos consumidores offline admitem comprar mais do que pensavam antes de entrar na loja, um valor que desce para 58% quando passamos para o universo online.

76% deixa-se levar pelas promoções e descontos, 54% quando vê algo que gosta muito e 20% vai fazer compras com fome. Estes são os principais motivos que levam os portugueses a gastar mais numa compra presencial.

Já relativamente à despesa mensal, os valores variam entre os 277€ nas compras físicas e os 127€ nas compras online, ou seja, menos de metade. De facto, 72% dos inquiridos gasta apenas até 159€ mensais em compras online, enquanto só 25% gasta esse valor mensalmente em compras em lojas físicas.

68% considera ser mais cómodo fazer compras de forma online. Já 24% considera que um dos obstáculos em comprar nas lojas físicas, é o facto de se comprar mais do que o estipulado.

Nas principais razões de entrave às compras online, os portugueses indicaram:

– Que gostam de ser os próprios a escolher;
– Os custos de entrega associados;
– A impossibilidade de experimentar os produtos;
– A desconfiança em relação aos frescos;
– Os horários de entrega incompatíveis.

As conclusões do estudo revelam “um comportamento de compra mais voltado para o online neste ano de 2022, com um em cada cinco inquiridos a admitir aumentar a frequência de compra online”. Há ainda uma previsão de aumento nos gastos mensais – em média, regista-se uma subida de 9% nas intenções de gasto em compras online.

Quando fazem compras de supermercado online os portugueses gastam menos tempo, menos dinheiro e são mais organizados do que quando fazem o mesmo tipo de compras numa loja física.