8 de Agosto, 2022

Passageiros de cruzeiros em Lisboa gastam em média 82 euros por pessoa

Estudo Netsonda caracteriza o tipo de perfil dos passageiros que passam pelo terminal, passageiros de trânsito e turnaround

A Netsonda realizou um estudo em parceria com a Administração do Porto de Lisboa e a Lisbon Cruise Port, onde foram efectuadas 853 entrevistas, entre o dia 9 de Abril e 23 de Maio.

Os passageiros de cruzeiros que visitam Lisboa gastam na cidade uma média de 82 euros por pessoa, nomeadamente em alojamento, restauração e transportes.

Os que mais gastam são os passageiros que embarcam na cidade (cruzeiros em turnaround), com uma média de despesas de 367 euros por pessoa. Destes passageiros, 46% ficam hospedados em hotéis de 4-estrelas e 43%, em hotéis de 5-estrelas.

Já os passageiros em trânsito, quando o navio faz apenas escala em Lisboa, despendem em média de 37 euros por pessoa.

Sete em cada 10 passageiros visitam a cidade a pé e mais de metade vão a restaurantes ou cafés; cerca de um terço visita atrações turísticas, 45% fazem compras e um quarto usa os transportes; as zonas da Baixa/Chiado, Alfama/Castelo/Mouraria, Bairro Alto/Cais do Sodré e Belém são as mais visitadas.

O Porto de Lisboa acrescenta que “os americanos são os que mais vão a restaurantes/cafés, os italianos dominam nas visitas a locais turísticos e os britânicos são os que mais fazem compras em lojas”.

Ricardo Medeiros, vogal da Administração Porto de Lisboa (APL), frisou que os dados confirmam “o relevante contributo económico dos cruzeiros para a cidade de Lisboa” e acrescentou, “numa altura em que estamos a recuperar das consequências de dois anos de pandemia, os passageiros de cruzeiros revelam-se fundamentais para a recuperação de atividades como a restauração e os transportes”.