15 de Dezembro, 2022

Portugueses em regime de trabalho híbrido são os mais cuidadosos com o seu bem-estar

Estudo Netsonda revela mudanças de hábitos e atitudes dos portugueses

A Netsonda realizou um estudo junto da sua Comunidade com o objectivo de compreender os hábitos e atitudes dos portugueses quanto ao seu bem-estar e como estes evoluíram face ao período pré-pandemia Covid 19.

A primeira conclusão deste estudo é que a pandemia moldou a forma como os portugueses encaram o seu bem-estar. 78% dos portugueses confessam ser cuidadosos com o seu bem-estar, quer físico, quer psicológico.

Para além disso, comparando com o período pré-pandemia, 33% diz ser agora mais cuidadoso com o seu bem-estar físico, enquanto 40% tem um maior cuidado com o seu bem-estar psicológico. Esta maior preocupação com o bem-estar face ao período pré-pandemia é especialmente notória entre os indivíduos mais jovens (18-26 anos).

De acordo com este estudo, 72% dos portugueses acreditam ser cuidadosos com a sua alimentação e para cerca de 30% este cuidado é maior agora do que era antes da pandemia.

O custo da comida é a maior preocupação quanto à alimentação, seguido por ter de cozinhar saudável e a qualidade dos produtos. Segundo o mesmo estudo, cerca de 60% dos portugueses está a tentar reduzir nos açúcares que consome, cerca de metade a reduzir nas gorduras e aumentar o consumo de vegetais e cerca de 40% a tentar aumentar o consumo de fruta e a reduzir no sal. Quanto à prática desportiva, 59% dos inquiridos refere fazer desporto pelo menos 1 vez por semana.

O estudo revela ainda o impacto do regime de trabalho no bem-estar dos inquiridos – os trabalhadores em regime de trabalho híbrido são os mais cuidadosos com o seu bem-estar e alimentação, os que praticam mais desporto e com maior frequência (comparando com os regimes de trabalho 100% presencial e 100% teletrabalho).

86% dos trabalhadores em regime de trabalho híbrido são cuidadosos com o seu bem-estar

(75% dos que estão 100% presencial e 76% dos que estão 100% em teletrabalho)

71% dos trabalhadores em regime de trabalho híbrido praticam desporto pelo menos 1 vez por semana

(54% dos que estão 100% presencial e 59% dos que estão 100% em teletrabalho)

 

Fonte: Barómetro Netsonda “Lifestyle Trends”

Metodologia: 1000 entrevistas online, junto da comunidade Netsonda

Target: Amostra representativa da população portuguesa dos 18 aos 64 anos