21 de Outubro, 2024

Portugueses preparados para a Black Friday com gastos mais moderados

À medida que a Black Friday se aproxima, os consumidores em Portugal estão a planear antecipar as suas compras de Natal.

O estudo da Netsonda para a Worten revela que os portugueses tencionam gastar, em média, cerca de 330 euros durante a Black Friday. Este valor representa uma diminuição de 8% em relação aos gastos de 2023 (359€), refletindo uma abordagem mais cautelosa face às finanças pessoais.

Ainda assim, há um número crescente de pessoas dispostas a gastar mais neste 29 de novembro, sobretudo na faixa etária dos 25-34 anos. O inquérito da Netsonda para a Worten indica que 31% dos consumidores prevê despender mais (26% em 2023). Por outro lado, a percentagem de pessoas que espera gastar menos desceu de 42% para 31% este ano.

Apesar da previsão de compras ser omnicanal, quem pretende fazer compras na Worten planeia adquirir mais produtos em loja física (43%). Além disso, 38% refere que irá realizar as compras de forma exclusiva online, o valor mais alto desde 2020.

Cerca de 47% dos participantes vê na Black Friday uma oportunidade de antecipar as compras de Natal, 55% deseja simplesmente comprar com promoções, e 72% assume que aproveitará as promoções para si mesmo.

A Worten continua a ser a loja mais recordada por uma larga maioria (85%), mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos. A Fnac (46%) e a Rádio Popular (31%) fecham o top 3 de notoriedade. A Worten foi também a loja onde mais participantes compraram produtos na Black Friday do ano passado (58%), seguida de longe pela Fnac (28%) e Amazon (21%).

Dos 60% dos inquiridos que irão fazer compras nesta campanha, os homens demonstram uma maior intenção de comprar (68%) na Black Friday da Worten, em comparação com as mulheres (53%).

As intenções de compra estão centradas na tecnologia (54%), moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%).

O estudo demonstra ainda que a campanha de Black Friday é a que goza de mais notoriedade junto dos inquiridos (100%), em comparação com campanhas como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou o Singles Day (37%).

Despertando um interesse, especialmente no target de 18-24 anos, 85% associa a Black Friday a compras com descontos/preços baixos em várias lojas, considerando este tipo de ações promocionais interessantes ou muito interessantes (84%).

Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, as aplicações das marcas (82%) e a televisão (80%) são os canais com maior impacto junto dos participantes.