30 de Novembro, 2022

Portugueses querem marcas mais “verdes” e que tomem posição quanto a temas da atualidade

Estudo Netsonda revela o que os portugueses querem das marcas

Estas são das principais conclusões do estudo “O que os Portugueses querem das marcas”, realizado pela Netsonda junto da população portuguesa.

Humorísticas, motivacionais ou de segurança – são as mensagens que a maioria dos Portugueses quer ouvir por parte das marcas, revela o estudo da Netsonda.

Atualmente, a grande maioria dos portugueses quer que as marcas se envolvam e tomem uma posição quanto a temas da atualidade, mesmo que estes tenham conotação política.

 

Apenas 9% não quer que as marcas tomem uma posição sobre temas com conotação política

Os assuntos sobre os quais mais querem que as marcas tomem uma posição são a pobreza e desigualdades (61%), direitos humanos (59%) e alterações climáticas (57%). Para as gerações mais novas (Geração Z: 18-26 anos e Millennials: 27-40 anos) as alterações climáticas são o tema que mais querem que seja abordado.

 

64% dos indivíduos da Geração Z querem que as marcas tomem uma posição quanto às alterações climáticas

Neste estudo da Netsonda, são ainda investigados as atitudes e comportamentos sustentáveis dos portugueses. De acordo com este estudo, 7 em cada 10 portugueses consideram-se preocupados com a sustentabilidade ambiental/do planeta e 58% dizem estar a tomar medidas para a promover.

Não deitar lixo para o chão, evitar gastar água, reciclar e reduzir a utilização de plásticos descartáveis são medidas adotadas por mais de 75% dos portugueses. Para além disso, mais de metade acha que devíamos mudar as nossas dietas para reduzir o aquecimento global e 24% estão abertos à ideia de consumir carne de laboratório/sintética (principalmente a Geração Z e Millennials).

E o que é esperado das empresas e das marcas no que respeita a proteção ambiental e medidas de sustentabilidade? No estudo da Netsonda, 86% dos inquiridos considerou muito importante que as empresas tenham um impacto positivo no ambiente e 69% gostam quando esse impacto é promovido pelas marcas. A sustentabilidade é já um fator que determina a escolha de uma empresa em vez de outra para 63% dos portugueses e uma mensagem mais “verde” transmite segurança quanto à decisão de compra e induz uma maior lealdade para cerca de 50%.

 

70% deixaria de comprar produtos de uma marca se se descobrisse que o seu discurso “verde” era apenas uma estratégia de marketing

No entanto, se por um lado, 49% dos portugueses acreditam que as marcas têm mesmo um impacto positivo no ambiente, 48% acham que estas só estão a usar as preocupações ambientais em seu próprio benefício.

 

Fonte: Barómetro Netsonda “O que os Portugueses querem das marcas”

Metodologia: 1000 entrevistas online, junto da comunidade Netsonda

Target: Amostra representativa da população portuguesa dos 18 aos 64 anos