22 de Novembro, 2023
Portugueses tencionam gastar mais 10% na Black Friday do que em 2022
Estudo da Netsonda em parceria com a Worten revela que o valor que os portugueses tencionam gastar na Black Friday deste ano 359 euros, em 2022 o valor era 326 euros.
A quase a totalidade da amostra já sabe o que é esta campanha (98%), associando espontaneamente esta data a compras com desconto/preços mais baixos, sendo que a maioria considera este tipo de ações interessante ou muito interessante (84%). Cerca de metade dos inquiridos considera que a Black Friday tem a duração de um dia, mas 28% referem que depende das marcas.
O estudo revela ainda que 88% dos portugueses tencionam aproveitar a campanha deste ano. Televisão e redes sociais são os principais touchpoints com campanhas Black Friday, estando a televisão a decrescer desde 2021 (quebra de 8% ao ano). São os amigos/ familiares e sites/ apps das marcas os meios com maior impacto na adesão à campanha.
A compra na Black Friday mantém-se estável desde 2021, com cada três em cada quatro pessoas a afirmarem já ter comprado produtos nesta campanha. Os adultos entre os 25 e os 34 anos são os maiores adeptos da iniciativa, transversal em termos de género.
O valor médio, entre os 88% de inquiridos que tencionam fazer compras na campanha deste ano, aumenta contudo cerca de 10%, situando-se agora nos 359 euros. A confirmar-se o aumento de cerca de 30 euros, e após o arrefecimento projetado para 2022, é o maior aumento desde 2019.
Quanto às categorias, a tecnologia é a que recolhe mais intenções de compra (55%), seguida de moda/acessórios (40%), electrodomésticos (33%) e livros (29%). O objetivo de comprar moda/acessórios, perfumes/cosméticos e jogos/brinquedos diminui significativamente face a 2022, destaca o estudo, que apresenta para estas categorias variações negativas de, respetivamente, 7, 10 e 4 pontos percentuais.
Também são reveladas algumas barreiras à adesão a esta promoção, o “marketing enganador” mantém-se no topo dos motivos evocados, sendo referido por 30% dos inquiridos que afirmam que não vão aderir às promoções da Black Friday. Falta de necessidade/interesse, questões financeiras e a ideia que “as lojas aumentam os preços neste dia” são outros dos motivos apontados por quem não tenciona fazer compras nesta promoção, com este último argumento a ganhar terreno nos últimos três anos. Em sentido contrário, o “não gostar de confusão” é cada vez menos referido como entrave às compras nesta promoção.
Estas são algumas das conclusões do estudo Black Friday 2023, elaborado pela Netsonda para a Worten.