13 de Janeiro, 2022

Profissionais perto da reforma são os mais ativos na procura de emprego

Estudo Netsonda em parceria com a Multipessoal sobre a procura de emprego em Portugal

Um estudo realizado recentemente pela consultora de recrutamento Multipessoal, em parceria com a Netsonda, a um universo de 400 trabalhadores em Portugal, sobre os hábitos de procura de emprego no país, conclui que os profissionais que estão mais próximos da reforma (entre os 55 e os 64 anos) são aqueles que mais ativamente procuram novas oportunidades profissionais. 40% dos indivíduos nesta faixa etária afirma que está atualmente à procura de uma nova situação laboral de forma ativa.

Apenas 25% dos profissionais entre os 35 e os 44 anos, responderam afirmativamente estar à procura de emprego atualmente.

O contexto financeiro do agregado familiar desempenha o papel mais relevante na predisposição para mudar de emprego e na sua procura ativa. Dos indivíduos cujo rendimento do agregado é inferior a 1.000 euros mensais, 46% afirma estar à procura de emprego, versus apenas 11% dos indivíduos cujo agregado aufere mais de 3.000 euros por mês.

A procura por novos desafios, foi a segunda razão mais identificada pelos homens (44%) e a terceira mais identificada pelas mulheres (38%). Também a busca por uma melhor gestão pessoal/profissional, é uma motivação com que se identificam 39% das mulheres e 29% dos homens. 35% dos homens procura emprego para ter uma posição superior/evoluir a nível profissional.

35% das mulheres demonstram maior propensão para mudar de emprego no curto prazo, sendo que apenas 26% dos homens confirmam esta disponibilidade.

Os sites de emprego (69%), a plataforma LinkedIn (49%) e os sites de empresas(47%) são as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais que procuram emprego.