14 de Fevereiro, 2023
São Valentim: uma data especial para os portugueses
Estudo Netsonda aponta que a data é comemorada pela esmagadora maioria dos portugueses entre os 18 e os 44 anos. O gasto médio por pessoa na celebração alcança os 75 euros. Fazer um jantar num restaurante ou oferecer chocolates são alguns dos planos mais comuns.
Todos os dias são bons para demonstrar o amor por aqueles que mais gostamos. Mas o 14 de fevereiro assume-se como a data mais especial do calendário para o fazer. E em Portugal, gostamos mesmo deste dia: 75% dos portugueses entre os 18 e os 44 anos costumam celebrar o São Valentim. Contudo, são poucos os que se aventuram a encontrar o amor neste dia – apenas 19% confessam ter marcado um primeiro encontro no Dia dos Namorados.
Um estudo realizado junto da Comunidade Netsonda, aponta que o plano mais comum é ir a um restaurante (70%). Dos que optam por jantar fora, 34% preferem ir a um restaurante da moda – com um bom ambiente e uma decoração diferente. Realizar um programa em casa (59%) ou uma estadia num hotel (17%) são as outras duas opções mais usuais.
No que diz respeito ao menu de São Valentim a decisão recai para a comida portuguesa (46%). Quem escolhe cozinha internacional opta pela gastronomia italiana (pizzas e/ou massas) com 38% das preferências, logo seguida de comida japonesa (34%).
O principal presente do Dia dos Namorados são os chocolates (54%). Muitos dedicam algum tempo para preparar algo feito por si: 44% revelam escrever um postal ou fazer um álbum de fotografias, por exemplo. Os resultados demonstram ainda que as outras prendas mais comuns desta data são o vestuário/calçado (39%), flores (38%), bijuteria ou acessórios (38%) e as experiências (ida ao restaurante, passeios de barco, parapente, entre outras) com 36%.
Os portugueses que vão festejar esta data gastam em média 75 € no total de presentes, estadias, restaurantes ou outras despesas associadas à celebração. Só em presentes, a média é de 46 € por pessoa. No entanto, para este ano, a principal resolução passa mesmo por gastar menos dinheiro – 25% assume que vai gastar menos em presentes e 19% pretende poupar na ida ao restaurante ou com comida.
Fonte: Barómetro Netsonda “São Valentim”
Target: Amostra representativa da população portuguesa dos 18 aos 64 anos