tendências de mercado

28 de Dezembro, 2023

As Tendências de Mercado e Marketing

As tendências de mercado expressam novos hábitos de consumo, evoluções dos desejos e necessidades do consumidor que levam as empresas a explorar novos caminhos e a adaptarem-se ao comportamento que o seu público-alvo adotará no futuro.

As tendências de mercado expressam novos hábitos de consumo, evoluções dos desejos e necessidades do consumidor que levam as empresas a explorar novos caminhos e a adaptarem-se ao comportamento que o seu público-alvo adotará no futuro. Muitas vezes esses desejos e vontades são moldados pelo contexto social e económico que se está a viver, seja a nível nacional ou internacional. Mas como identificar e aproveitar as tendências de mercado? Saiba mais sobre o tema e qual a sua importância para o marketing.

Importância para os profissionais do marketing

As tendências de mercado colocam em evidência novas oportunidades, ajudam a identificar possíveis barreiras para a evolução de um produto ou serviço e orientam as melhores estratégias para obter êxito. São importantes tê-las em conta no momento da criação de campanhas de marketing mais eficientes, ajudando a:

  • Informar decisões estratégicas

Identificar as necessidades de mercado é fundamental para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, com o objetivo de traçar as melhores estratégias e decisões.

  • Prever possibilidades de mudança

Antecipar novos comportamentos e tendências de mercado pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de produtos ou no lançamento de campanhas.

  • Estar um passo à frente da concorrência

Ao identificar novas tendências antes da concorrência, a empresa poderá tornar-se pioneira e tirar partido de uma enorme vantagem competitiva.

  • Preparar-se para atender desejos dos clientes

Alterar caraterísticas e atributos de produtos e serviços para ir ao encontro das necessidades dos clientes demoram algum tempo. Ao detetar tendências, as empresas podem-se preparar com antecedência para cumprir com as expetativas do seu público-alvo.

Como identificar tendências de mercado

Uma das principais ferramentas para identificar tendências é através de estudos qualitativos: Entrevistas, Provas de Produto, Focus Group, entre outros. A riqueza da informação obtida neste tipo de estudos exploratórios pode ser fundamental para conhecer em profundidade opiniões, hábitos, experiências e expetativas.

Os relatórios de tendências são ferramentas fundamentais para os profissionais de marketing, proporcionando um enquadramento profundo e adequado das tendências do momento, quer a nível nacional como internacional.

Por outro lado, o marketing de influência tem sido também uma ferramenta cada vez mais poderosa. Nesse sentido, conhecer e acompanhar influenciadores nas redes sociais, ligados ao segmento de ação de uma marca, poderá ser uma mais-valia para entender as tendências e prever outras futuras. A utilização das redes sociais é transversal a todas as gerações, proporcionando assim a possibilidade de entender, não só os tópicos mais falados pela população em geral, como os que mais interessam a grupos específicos. Acompanhar sites focados em tendências de mercado ou utilizar a Google Trends, poderão ser ainda outras ferramentas valiosas para compreender as alterações de comportamento e auxiliar os profissionais de marketing nas suas estratégias.

 

Catarina Azevedo, Departamento Quantitativos da Netsonda