7 de Agosto, 2024
Teste de Produto: método e resultados
O teste de produto representa uma metodologia essencial para entender as preferências dos consumidores e otimizar a aceitação de novos produtos no mercado ou na melhoria de produtos já existentes. A Netsonda, que conta com mais de 20 anos de experiência, disponibiliza um benchmark nacional em diferentes categorias, o que permite fornecer aos seus clientes insights ainda mais valiosos na avaliação dos seus produtos.
“Durante as entrevistas, que ocorrem normalmente em salas ou espaços neutros, os consumidores experimentam os produtos e avaliam uma série de atributos-chave: aparência, aroma, sabor, textura e aftertaste, além de características como naturalidade e outros aspetos organoléticos. Os participantes são recrutados de forma a assegurar que representam o perfil desejado para o estudo.”, explica Miguel Novais da Netsonda.
Avaliação e resultados
Este tipo de estudos envolve a avaliação detalhada de produtos, tanto alimentares como não alimentares, e são realizados em ambientes controlados, conhecidos como hall tests ou CLT (central location tests). Outro aspeto crucial é garantir que os produtos sejam preparados conforme o cliente pretende e servidos aos participantes de forma adequada, “seja uma cerveja, um gelado, um hambúrguer ou qualquer outro”.
Na avaliação dos produtos, utilizam-se diversas técnicas. Por exemplo, na área alimentar, podemos avaliar a aparência, a cor, o cheiro do produto. Seguindo-se a prova do produto onde os consumidores revelam as suas preferências quanto ao sabor, acidez, doçura e outras características consideradas relevantes.
Utilizamos também uma ferramenta que permite avaliar o impacto que os atributos do produto têm na intenção de compra, penalty analysis. Por exemplo, para avaliar o impacto da espessura do molho na intenção de compra de um produto, pedimos ao participante para responder a uma pergunta em que os extremos seriam “demasiado líquido” e “demasiado espesso”, com o ponto intermédio a indicar o ponto ideal entre os dois extremos. Ao analisar as respostas obtidas neste tipo de escalas, é possível identificar nuances nas preferências dos consumidores e áreas específicas que podem ser ajustadas para aumentar a intenção de compra.
Na análise dos testes de produto, é dada enfase às oportunidades de melhoria, que classificamos como primárias ou secundárias. As primárias são críticas, com impacto significativo na intenção de compra, enquanto as secundárias, embora importantes, têm menor relevância comparativa e com menor impacto na intenção de compra. Esta análise permite, assim identificar as alterações que serão mais urgentes, mas também aquelas que apresentam menor risco e que podem ser trabalhadas pelas equipas de marketing com base no conhecimento que têm do negócio para mitigar eventuais impactos.
- Estratégia unbranded vs branded
Durante os testes de produto, podemos efetuá-los seguindo uma abordagem “unbranded” ou “branded”, ou até começar com unbranded e no final revelar as marcas. Cada uma das formas oferece perspetivas valiosas sobre a perceção dos consumidores em relação a um produto. Quando um produto é avaliado de forma “unbranded”, ou seja, sem a identificação da marca, os consumidores focam-se exclusivamente nas características intrínsecas do produto, como sabor, textura e qualidade percepcionada. Isso ajuda a revelar preferências genuínas e objetivas dos consumidores, sem o viés que a presença da marca poderia introduzir.
Por outro lado, a abordagem “branded” permite avaliar como a marca influencia a perceção do produto. A marca pode evocar associações emocionais, reputação e expectativas de qualidade que impactam diretamente na decisão de compra.
“Por vezes observa-se mudanças nas preferências dos consumidores quando a marca é revelada após uma avaliação inicial “unbranded”. Esta metodologia não apenas ajuda as empresas a entenderem o impacto da marca sobre a aceitação do produto, mas também a ajustarem suas estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos para melhor se alinharem com as expectativas e preferências dos consumidores”.
- Testes realizados a partir de casa
Durante os anos da pandemia de Covid-19, começaram a ser mais comuns os testes de produtos realizados em casa dos consumidores.
“Nesse formato em casa, recrutamos consumidores de nossa comunidade Netsonda, garantindo que correspondam ao perfil desejado, e enviamos o produto diretamente aos participantes. Estes experimentam depois o produto e respondem ao questionário no conforto dos seus lares. Este método não apenas se mostrou eficaz em tempos de distanciamento social, mas também nos dias de hoje: para produtos que exigem preparação, como certos alimentos. Incentivamos ainda os participantes a partilharem fotografias ou vídeos do processo de preparação. E esse aspeto tem sido muito apreciado pelos nossos clientes, pois permite uma perceção real e detalhada na relação dos consumidores com o produto”.
Importância dos testes de produto
Os testes de produto desempenham um papel crucial no lançamento e acompanhamento de novos artigos, assim como na melhoria contínua dos produtos existentes. Estas avaliações permitem identificar áreas que podem ser aprimoradas, garantindo que os produtos correspondem às expectativas dos consumidores e se destacam num mercado altamente competitivo. A comparação com concorrentes também oferece dados valiosos para ajustar estratégias e melhorar a posição no mercado.
“Na Netsonda contamos com uma equipa especializada e experiente na condução deste tipo de testes. As entrevistas são realizadas de forma sistemática, utilizando tablets para registar as respostas dos participantes. Isto não apenas garante precisão e consistência dos dados coletados, como também permite que os clientes acompanhem os resultados em tempo real através de um dashboard personalizado”, conclui Miguel Novais.