8 de Abril, 2022

WhatsApp faz Jornais e Revistas chegar a até 6,5 vezes mais pessoas que o papel

Estudo Netsonda quantifica os leitores de jornais e revistas no WhatsApp

A Netsonda realizou um estudo em dezembro de 2021 com o objetivo de caracterizar os hábitos de receção e leitura de jornais e revistas através da plataforma WhatsApp, na população portuguesa de utilizadores de internet, procurando quantificar o número de leitores que este canal e forma de consulta de informação representa.

A primeira grande conclusão deste estudo é que apesar de no papel, os jornais apresentarem globalmente, um decréscimo ao longo do tempo (dados da APCT), os mesmos permanecem muito procurados e relevantes no universo do WhatsApp, plataforma que potencializa até 6,5 vezes o alcance dos jornais e revistas em Portugal, sobretudo nos jornais desportivos, revistas motores e de grande informação, quando comparados com os números das versões impressas.

De acordo com este estudo, 89% dos utilizadores de internet em Portugal utilizam atualmente a aplicação WhatsApp e 10% recebe e lê jornais ou revistas através dessa plataforma.

Da análise dos resultados, verifica-se que os jornais diários e as revistas TV e cor-de-rosa são os dois tipos de comunicação mais partilhados e lidos através da plataforma WhatsApp, com 12% de partilhas e leituras de jornais diários e 10% nas revistas TV e cor-de-rosa entre utilizadores de internet em Portugal.

Considerando o número médio de jornais e revistas impressos e as leituras dos mesmos via WhatsApp, os jornais económicos, as revistas de motores, os jornais desportivos e as revistas de grande informação destacam-se como os meios de comunicação que alcançam maior crescimento com a partilha e leitura via WhatsApp. Em particular, estima-se que os jornais económicos cresçam 645% quando considerado o universo total de publicações (impressas e partilhadas via aplicação) face ao número de impressões médias mensais da mesma. De forma idêntica, estima-se um crescimento de 550% nas revistas de motores, 539% nos jornais desportivos e de 492% nas revistas de grande informação com a leitura online e via WhatsApp dos mesmos.

De acordo com o mesmo estudo, as revistas de TV e cor-de-rosa são as que apresentam menor crescimento com a leitura online, apresentando um aumento de 127%, resultado sobretudo impactado pela baixa variação entre o número médio de impressões semanais e as leituras via WhatsApp. Resultado idêntico é obtido para os jornais semanários cujo alcance total potencializado pela aplicação WhatsApp permite um crescimento de 181% face à média de impressões semanais.

O estudo revela ainda que 48% dos que leem jornais ou revistas através da aplicação WhatsApp são adultos dos 35 a 54 anos, enquanto que 35% possuem entre 18 e 34 anos.

Neste sentido, o desenvolvimento e otimização do processo de acesso e leitura online de jornais e revistas em Portugal poderá potencializar a receita destes meios de comunicação.