Painel de Questionários – Qualidade do Painel
A Netsonda está comprometida com os mais elevados standards de qualidade no que diz respeito à gestão de painéis de consumidores, por isso implementámos um rigoroso sistema de gestão do Painel Netsonda, desde o recrutamento até à sua gestão diária, passando pelo seu Controlo de Qualidade.
RECRUTAMENTO E REGISTO
A Netsonda acredita que só com um painel diversificado se consegue obter a melhor representatividade e atingir respostas de qualidade. Esta aposta na variedade das origens de recrutamento, é efectuada em múltiplos meios, tanto online como os mais tradicionais. As Fontes de Recrutamento estão documentadas e incluem:
- Marketing directo
- Publicidade online
- Publicidade e comunicação em órgãos de comunicação social
- Parcerias com empresas e instituições para a inscrição voluntária
- Acções nas redes sociais, através de canais próprios e externos
- Campanhas específicas em eventos (concertos, congressos, etc.)
- Campanhas específicas em locais (praias, universidades, etc.)
- Campanhas e Passatempos online
- Publi-reportagens
- Programas de Membro-traz-Membro
Também no registo no Painel Netsonda, que é feito de livre e espontânea vontade por parte dos participantes, implementamos alguns procedimentos que garantem a qualidade do nosso painel:
- Detecção de fraude baseado em AI de última geração através de PII
- Duplo consentimento no registo (Duplo opt-in)
- Aceitação dos Termos e Condições no acto de registo
- Comunicação clara do programa de incentivos
- Aplicação da tecnologia GEO IP para garantir a localização do Membro
- Aplicação da tecnologia Capchta (Google) para detectar actividades suspeitas
- Verificação de IP para exclusão do painel de Membros duplicados (Firehol)
PARTICIPAÇÃO NOS ESTUDOS
A Netsonda tem uma forte consciência que a “profissionalização” de inquiridos não contribui para o alcance de respostas honestas e genuínas por parte dos inquiridos. Também a taxa de resposta aos inquéritos e a taxa de actividade são dois factores fulcrais na qualidade dos estudos Netsonda, pois são estes que garantem uma maior aleatoriedade na convocação e um melhor planeamento na gestão de projecto.
Com isto em mente, a Netsonda desenvolveu um conjunto de métodos e ferramentas para controlar a participação nos estudos em que cada membro participa, como por exemplo:
- Aplicação de um limite máximo de inquéritos por mês por inquirido
- Aplicação de um limite máximo de inquéritos por tema (categoria, produto, etc.) por inquirido
- Aleatoriedade na convocação para responder a inquéritos
- Autorização Parental exigida para estudos dirigidos a menores
- Contabilização de Membros activos
- Aplicação de acções de recuperação dos Membros inactivos
- Limpeza regular dos Membros inactivos
- Controlo de Qualidade regular ao Painel
Foi ainda desenvolvido um conjunto de medidas de monitorização de padrões comportamentais nos mais diversos estudos da Netsonda, adicionando assim um nível extra no controlo de qualidade dos dados, como sejam:
- Pré-seleção e definição do perfil de inquirido
- Aleatoriedade na convocação do perfil definido
- Aplicação automática de possíveis Membros Fradulentos através das tencologias Imperium RelevantID e Maxmind Minfraud
- Aplicação da tecnologia GEO IP para garantir a localização do Membro em Portugal
- Pré-teste de todos os questionários
- Validação de lógicas e consistência apropriadas a cada questionário
- Impedimento de copiar as perguntas e respostas no questionário
- Aceitação do Compromisso de Qualidade com a Netsonda em cada questionário
- Análise do tempo médio de resposta e incidência do target definido
- Colocação de perguntas “armadilha” para detectar repostas desatentas ou fraudulentas
- Controlo da qualidade das respostas (padrões de resposta “em linha”, respostas abertas, respostas incoerentes, outros…)
- Cruzamento dos dados de perfil do inquérito com os mesmos dados fornecidos no acto da inscrição
- Eliminação dos inquiridos considerados fraudulentos e respectivo incentivo associado
- Controlo diário do trabalho de campo
INCENTIVOS E RECOMPENSAS
A Netsonda valoriza o tempo e a opinião dos membros do seu painel, e por essa razão recompensa-os pela sua colaboração.
Assim, sempre que os critérios de qualidade referidos anteriormente são cumpridos, os membros do Painel Netsonda recebem um incentivo pela participação num estudo concluído com sucesso, valor determinado pela duração e complexidade do mesmo.
Também no processo de conversão de pontos em recompensas, a Netsonda implementou um sistema de Controlo de Qualidade:
- Confirmação do pedido de recompensa por parte do Membro
- Validação da actividade e saldo disponível na conta pessoal do Membro
- Validação dos dados pessoais necessários à conversão (Nome IBAN, NIF, e-mail de registo, morada)
Desta forma, o nosso compromisso com a excelência levou-nos a alinhar o Painel Netsonda com os rigorosos requisitos de qualidade da ESOMAR (ISO 20252 e ISO 26362).
Para mais informação sobre o Painel Netsonda, consulte o nosso Panel Book.