Serviços de Branding e Segmentação
Os estudos de U&A são realizados à medida das necessidades das empresas, que podem ser as mais variadas, incluindo a procura por serviços de branding:
- ‘Market sizing’ (penetração da categoria, frequência de utilização e compra, etc.)
- Compreender a categoria (quem compra, quando, onde, como, etc)
- Relação e imagem das marcas (penetração, percepção, drivers das marcas, etc.)
- Conhecer o target (segmentar os clientes por atitudes e comportamentos)
Segmentar o mercado permite às marcas identificar a categorizar os seus clientes pelas suas características comuns. Desta forma, pode-se obter informações relevantes para desenvolver estratégias efectivas e tácticas de comunicação com cada um desses segmentos, uma parte essencial da segmentação e dos serviços de branding.
Construir marcas fortes é o objetivo de várias empresas.
Marcas fortes são marcas com clientes mais leais, que estão disponíveis para pagar.
Isto permite às marcas maiores margens e torna-as menos vulneráveis às actividades dos concorrentes.
De acordo com o modelo que usamos, construir marcas fortes envolve quatro fases:
- Criar uma identidade de marca, ou seja, construir notoriedade de marca
- Criar uma imagem de marca – relevante, forte, favorável e única
- Provocar uma resposta à marca positiva
- Estabelecer uma relação de proximidade forte entre a marca e os consumidores
relações intensas e de lealdade activa
Alcançar estas quatro fases, significa estabelecer seis brand building blocks – saliência de marca, desempenho da marca, imagem de marca, opinião sobre a marca, sentimentos face à marca e ressonância da marca.
A ressonância da marca acontece apenas quando os restantes níveis estão estabelecidos, o que a marca significa que os clientes/ consumidores estão num elevado nível de lealdade com a marca, que activamente procuram interagir com a marca e que partilham experiências com outros clientes/ consumidores.