User Experience (EX)
A multiplicidade de dispositivos e plataformas existentes representa hoje um desafio tanto para os consumidores como para as marcas que desejam criar um bom user experience nas mesmas.
Temos um conjunto de metodologias e equipamentos com ou sem recurso à tecnologia de eye tracking (mobile, desktop e óculos), para testar a usabilidade de Sites, Apps, Sinalética em Loja, Comunicação, entre outros.
Baseia-se na utilização de um dispositivo tecnológico que permite seguir em tempo real o movimento ocular do utilizador (sistema não intrusivo), aferindo os processos cognitivos e inconscientes que o levam a realizar uma tarefa de determinada forma.
Esta metodologia permite-nos identificar:
- Aspectos específicos do material de estímulo que captaram a atenção do participante
- Quais destes retiveram mais a sua atenção
- Durante quanto tempo observou cada elemento
São realizadas entrevistas individuais para identificação de barreiras e recolha de pistas sobre:
- Facilidade de navegação
- Processos de registo
- Utilização de simuladores
- Utilização de ferramentas específicas (ex.: click to call)
- Processos de adesão / compra
- Compreensão das designações
O comportamento ocular do utilizador é analisado em dispositivos móveis para:
- Avaliar de forma aprofundada o ponto de venda
- Fornecer informação útil sobre gestão de categorias e planeamento de comunicação em loja
O movimento ocular do utilizador é captado em tempo real para:
- Aferir o impacto da embalagem no PDV ou no preço
- Recolher informação sobre a forma como é visualizado (áreas de maior visualização)