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28 de Dezembro, 2023

Focus Group: Como Pode Ajudar a Sua Empresa?

Os Focus Group são fundamentais para obter informações de qualidade sobre o mercado, produtos e serviços.

Os Focus Group são fundamentais para obter informações de qualidade sobre o mercado, produtos e serviços. Permitem ainda tomar decisões mais informadas e aprimorar estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos.

Trata-se de uma técnica de estudos qualitativos que propicia às empresas recolher informações, tais como: compreender as fontes de influência e os touch points mais relevantes numa consumer journey, identificar expetativas do mercado, analisar tendências ou entender como um determinado produto será recebido por um público específico.

O que são os Focus Group?

Os Focus Group são um método de investigação de mercado que serve para analisar e captar feedbacks sobre produtos, serviços ou campanhas de uma marca e compreender as motivações que estão na base do comportamento do consumidor.

Os Focus Group permitem ouvir as atitudes e opiniões diretamente da boca dos consumidores, pelas suas próprias palavras e esclarecer no momento qualquer dúvida que tenha ou explorar um tema que surja no momento como relevante.

Geralmente, reúnem-se pequenos grupos de cerca de 5 a 8 pessoas, seja presencial ou online. Contam sempre com um moderador, a figura responsável por realizar perguntas e conduzir a troca de ideias. Para chegar à informação desejada, as pessoas escolhidas para participar no estudo devem fazer parte do segmento de mercado ou público-alvo de interesse da marca.

Não existe uma duração determinada para um Focus Group, sendo que por norma decorrem durante 30 a 120 minutos.

Benefícios e vantagens

Através de um Focus Group é possível antecipar como o mercado irá reagir a um determinado produto ou serviço e recolher insights sobre as melhorias e alterações que devem ser feitas para melhor corresponder às necessidades e desejos dos consumidores e para se diferenciar da concorrência.

Num Focus Group vai-se para além do que o consumidor diz. A observação do comportamento e reações dos consumidores ajuda a compreender o lado mais emocional dos temas explorados assim como o recurso a técnicas projetivas permite conhecer ideias e motivações inconscientes que todos temos e descobrir sentimentos, crenças e atitudes que os consumidores têm dificuldades em verbalizar.

Com base nesta informação, as empresas e as marcas podem realizar as melhorias necessárias para se adaptarem às exigências do mercado.

Entre alguns dos benefícios e vantagens que pode ter esta técnica destacam-se:

  • Permite compreender e analisar tendências do segmento de mercado.
  • É uma forma rápida e económica de obter e confrontar diferentes perspetivas sobre um mesmo tópico e obter feedback na linguagem do consumidor.
  • Proporciona aos consumidores a possibilidade de expressarem livremente as suas opiniões e ideias e assim obtém-se insights relevantes, conhece-se as motivações, os sentimentos e atitudes dos consumidores.
  • O moderador pode interagir diretamente com os consumidores para esclarecer e explorar com mais profundidade as respostas dadas e ideias partilhadas.
  • Permite uma maior riqueza da informação recolhida – não só há uma partilha de diferentes perspetivas como a dinâmica de grupo leva os participantes a complementarem-se.

Os Focus Group foram criados pelo psicólogo americano e especialista em marketing, Ernest Dichter, e é uma das técnicas mais antigas e utilizadas no campo da investigação de mercado. Mas não é por isso que tem parado de evoluir. Ao longo das últimas décadas, têm-se criado novas estratégias para tornar este método cada vez mais atrativo, funcional e efetivo.

Madalena Lupi, Departamento Qualitativos da Netsonda